sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O Recife de Clarice Lispector

Outro dado relevante é a relação de Clarice com o Recife. Talvez fosse mais significativo dizer: o Recife de Clarice Lispector.
O que parece ser um mero trocadilho adquire outro viés, outro sentido, mais afetuoso, pois se trata do pertencimento como vivência, como memória - resto daquilo que não é permitido ao esquecimento. A importância da cidade do Recife na vida de Clarice é apontada por ela em diversas ocasiões: entrevistas, crônicas, contos.

Criei-me no Recife, e acho que viver no Nordeste ou Norte do Brasil é viver mais intensamente e de perto a verdadeira vida brasileira..

Clarice tinha entre três e quatro anos quando, em 1924, chega ao Recife, vinda de Maceió com o pai, a mãe e duas irmãs. A capital pernambucana foi o segunda residência da família Lispector, que saiu, em diáspora, da Ucrânia (Rússia) para o Brasil. No Recife, a família ocupa o segundo andar de um casarão situado na Praça Maciel Pinheiro, no atual bairro da Boa Vista, que, à época, era conhecido como o bairro dos judeus.

Um comentário:

Bruno Cezario disse...

Olá, eu me chamo Bruno Cezario e tenho 14 anos de idade. O fato é que já sou um amante nato de Clarice. Muitos dizem: "há, mas você é muito novo, não entenderias a linguagem clariciana...", pois é, não só entendo, amo. Gostaria de expor minhas opiniões no concurso de ensaios, só que não tenho profissão, CPF, etc. Posso participar mesmo assim? Por favor, se algum dos respónsáveis pelo concurso ler isto, me tire algumas dúvidas pelo e-mail: bruno-cezario@bol.com.br.